NUTRIÇÃO

 Um olhar sobre uma alimentação saudável

Todo ser humano é diferente. Essa é a razão pela qual até os especialistas em condicionamento físico avaliam as pessoas antes de sugerir a elas o regime de condicionamento físico ou dieta adequado. Mas, ao mesmo tempo, há certas coisas que são comuns a todos. Uma coisa comum é que existem certas regras gerais de dieta que são aplicáveis ​​a todos. Portanto, quando você decide comer os alimentos certos para levar uma vida saudável, você deve primeiro conhecer essas regras comuns.

De fato, o primeiro passo para alcançar seu objetivo de estabelecer a dieta certa para você é conhecer essas regras comuns que são básicas para uma alimentação saudável. Vamos agora dar uma olhada.

1. Sua dieta deve consistir principalmente de alimentos com fibras

Pesquisadores realizaram vários estudos para provar os benefícios de alimentos ricos em fibras, como frutas frescas, vegetais, nozes, itens feitos de grãos saudáveis, etc. Essas pesquisas revelaram que os alimentos ricos em fibras podem surpreendentemente manter diversas doenças sob controle. Eles incluem até doenças crônicas como câncer, diabetes, doenças cardíacas e cardiovasculares, obesidade e assim por diante.

Alimentos com fibras são alimentos de baixa caloria e, portanto, você não precisa ter medo se eles aumentarão seu peso. A OMS divulgou um relatório no qual forneceu evidências convincentes para provar que aqueles que consistentemente comem frutas, vegetais e itens feitos de grãos saudáveis ​​enfrentam riscos reduzidos de obesidade. Por outro lado, alimentos com alto teor calórico, como alimentos processados ​​que contêm grandes quantidades de gordura e açúcar, certamente levarão a sobrepeso e obesidade.

Além disso, os alimentos fibrosos também contêm vários outros nutrientes e, portanto, reduzem os riscos de resistência à insulina e diabetes. O melhor benefício é que você se sentirá satisfeito se comer esses alimentos, mas, ao mesmo tempo, não precisará se preocupar com o ganho de peso, pois eles contêm menos calorias.

Pesquisas também comprovaram que, se você comer de 3 a 5 porções de frutas e legumes frescos por dia, não enfrentará riscos como derrame, doenças cardíacas, etc. Se você comer mais de 5 porções, os riscos são ainda menores. Simplificando, quanto mais ingestão de vegetais e frutas, menores são os riscos de derrame e doenças cardíacas.

2. Diga "não"; alimentos processados ​​e carnes processadas

Um relatório divulgado pela IARC, também chamado de Agência Internacional de Pesquisa do Câncer, que é uma ala da OMS, revela que as carnes processadas podem ser a principal causa do câncer colorretal. O relatório também diz que a carne vermelha "provavelmente" pode causar câncer de cólon e pâncreas, além de câncer de próstata.

Além disso, um estudo demonstrou que a obesidade pode causar vários tipos de câncer e, portanto, você deve fazer questão de evitar alimentos processados ​​e carnes processadas que podem torná-lo obeso.

3. Reduzir a ingestão de açúcar

Uma pesquisa revela que a ingestão de açúcar de um americano médio é de 22 colheres de chá por dia. Mas a quantidade recomendada de acordo com a American Heart Association é de 6 colheres de chá e 9 colheres de chá de açúcar para mulheres e homens, respectivamente. Isso significa que, se você costuma beber bebidas açucaradas ou sucos de frutas ou comer bolos, doces, biscoitos e sobremesas diárias, como sorvetes, estará consumindo mais açúcar do que o necessário para o seu corpo. A ingestão excessiva de açúcar levará à obesidade e ganho de peso. Lembre-se também que nem todas as bebidas de frutas são inteiramente sucos de frutas.

4. Beba bastante água

Muitos de nós ignoram os benefícios de saúde da água. A água é sem dúvida a bebida mais saudável e contém zero calorias. Se você beber um ou dois copos de água cerca de 30 minutos antes da refeição, consumirá menos alimentos e, portanto, a água também pode ajudar a diminuir a ingestão calórica.

Se você beber muita água, seu sistema permanecerá hidratado. Assim, você poderá ficar alerta, o que significa que seu cérebro funcionará com mais eficiência. Você não se sentirá cansado também se permanecer hidratado. O hábito de beber água suficiente diariamente pode ajudá-lo a prevenir problemas de saúde, como constipação, pedras nos rins, etc.

5. Consuma menos sal

Lembre-se de que o sal é tão perigoso quanto o açúcar. Embora o consumo excessivo de açúcar possa levar a problemas como diabetes, obesidade, ganho de peso etc., a ingestão excessiva de sal pode causar pressão alta, também chamada de "hipertensão". Portanto, é necessário reduzir a ingestão de sódio.

Organizações de saúde como a American Heart Association e o National Heart, Lung e Blood Institute recomendam que nossa ingestão de sódio seja inferior a 2.500 miligramas por dia. Mas uma pesquisa revela que um americano médio consome 3.478 miligramas por dia. Não é de admirar que muitos americanos estejam sofrendo de problemas como hipertensão.

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos revelam que os alimentos mais salgados são alimentos processados, alimentos embalados e preparados em restaurantes. Portanto, você deve evitar comer alimentos processados ​​e embalados. Da mesma forma, você deve optar por alimentos caseiros, em vez daqueles preparados em restaurantes.

Tags

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close