VIDA SAUDÁVEL

 Diabetes tipo 2 e alimentação saudável – seus hábitos alimentares mudam com as estações do ano?

Mudança das estações traz mudanças aparentes. Às vezes é rápido, outras vezes é gradual, mas nunca deixa de ser perceptível. Se você mora em uma área que passa por todas as quatro estações tradicionais, o efeito é ainda mais pronunciado. Se você não tem um inverno típico, é provável que viva em um ambiente que varia de quente a frio, no mínimo em diferentes épocas do ano.

O que você pode não perceber, no entanto, é como seus hábitos alimentares mudam de acordo com a estação – isso é mais difícil de reconhecer. A mudança pode ser sutil, e você provavelmente não está ciente das diferenças em seu apetite.

A maioria das pessoas é culpada de algumas mudanças nas escolhas alimentares quando a estação muda – principalmente porque o clima vai de temperaturas mais altas para baixas. Existem várias razões pelas quais esse poderia ser o caso …

1. Dias mais escuros. Se você mora no hemisfério norte, sabe muito bem como os dias podem parecer curtos no outono e, especialmente, no inverno. Dias mais escuros tendem a nos fazer comer mais. Pode ser porque acabamos gastando mais tempo em casa e, consequentemente, mais tempo de inatividade. O tempo de inatividade leva a mais lanches. Além disso, talvez seja instintivo – nosso corpo sente que o tempo mais frio está chegando, então nosso apetite aumenta para compensar. Combina com os melhores interesses do nosso corpo adicionar um pouco de peso ao invés de perdê-lo para lidar com o clima frio.

2. Menos atividade nas estações mais frias. Somos mais ativos no verão ou durante o clima mais quente – mais planos e ações diárias significam que estamos mais ocupados e, consequentemente, encontramos menos tempo para comer. Não pensamos em comer tanto quando temos mais o que fazer. Como mencionado anteriormente, quando há menos tempo de inatividade, é mais provável que comamos apenas as refeições principais.

3. Menos exercício, mais comer. Atividade geral à parte, também é menos provável que nos exercitemos quando os dias ficam mais curtos e a temperatura diminui. Por sua vez, tendemos a substituir o tempo que gastamos trabalhando com comportamentos mais sedentários, como assistir TV e navegar na Internet. Esses hábitos facilitam o lanche, sem mencionar que o tédio geral provoca ainda mais nosso apetite.

Como você pode ver, esses motivos estão interligados. Para a maioria das pessoas, não há dúvida de que os hábitos alimentares mudam com as estações do ano. Você precisa estar atento a isso para garantir que as mudanças de estação não afetem seus objetivos de saúde. Mesmo que ainda seja possível, pode ser mais difícil perder peso no inverno, principalmente se você mora em uma área com temperaturas negativas.

Em última análise, você deve estar no controle de suas refeições, escolhas alimentares, independentemente da estação do ano.

Tags

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close